sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

SIGNIFICADOS DAS MAORIS : DESENHOS VARIADOS

Maori

       Os maori são uma das tribos nativas da Oceania e um dos últimos povos a serem descobertos pelos colonizadores, devido ao isolamento desse continente. São conhecidos como guerreiros – morrer em batalha era uma honra para um maori! Outra questão importante na cultura desse povo é o respeito pelos mais velhos. Eles são os sábios, chefes, conselheiros e guias espirituais que garantem a sobrevivência de um bem muito precioso para a tribo: seus mitos e tradições. É dever dos mais velhos garantir que as novas gerações conheçam e respeitem as crenças maori, que garantam que estas sejam seguidas no dia a dia, e que, assim, a união do grupo seja mantida.
Arte e crença

A arte maori é muito rica e se expressa de várias formas, como, por exemplo, em tecelagem, escultura, na dança e em tatuagens, refletindo o que é importante para a tribo, principalmente seus mitos e crenças.

Os artefatos vão de mantos a armas, artigos domésticos, decorativos, representavam status social, eram instrumentos de guerra ou serviam para fins religiosos. Serviam de suporte para atos grandiosos como reuniões, rituais, guerras e para ao dia a dia, como para espantar maus espíritos, por exemplo.

A crença maori é animista, ou seja, acreditam que todas as formas de vida possuem anima ou, como diríamos hoje, consciência ou alma. Com base nessa crença, o sistema religioso maori é holístico e a natureza é companheira do homem.

Os diversos ritos e cultos servem como mantenedores da ordem social e fornecem sentido e estrutura para a vida e a sobrevivência da tribo.


Tatuagem

Toda a ligação entre crença e arte se reflete na tatuagem maori. Esse povo é considerado o precursor dessa forma de arte, que nessa tribo era feita especialmente pelos tohunga, com ossos e objetos cortantes para a aplicação da tinta.

Na cultura maori, tohunga é um especialista de qualquer habilidade ou arte, seja religiosa ou não. Isso inclui especialistas sacerdotes, curandeiros, navegadores, escultores, construtores, professores e conselheiros. As tatuagens eram como remédios prescritos pelos doutores tohunga para a cura dos males – neste caso, a cura do espírito e da alma. Os desenhos tinham o poder de curar e de prevenir, de proteger, afastar, atrair, reverenciar, saudar e de lembrar; eram o amuleto de sorte das muitas batalhas de um povo genuinamente guerreiro. Na tatuagem é que podemos conotar a forma mais expressiva de magia utilizada pelos maoris.

Tubarão Martelo

A partir da cauda para a cabeça, ela conta a história de uma viagem, que trouxe um novo começo (simbolizada pelo Koru), que através de muitas mudanças (as ondas) levou ele e sua família (simbolizada pela tartaruga) para a estabilidade (o sol na cabeça), com um desejo de sorte para protegê-los (lagarto) e para a riqueza , a tartaruga tem uma dupla espiral e um ponto para simbolizar unidade, bem como a importância do mesmo.
O tubarão martelo é um símbolo da tenacidade e da força necessária para alcançar a meta.
Tubarão maori: indicam proteção e capacidade de auto defesa.


Espirais e círculos:

 representam o ciclo infinito da vida, a passagem do tempo sem início nem fim.

Rabo de baleia:
 

 é um símbolo de força e proteção
  
Tartarugas:

simbolizam longevidade e respeito pela família.

Ponta de seta: 


simbolizam os indivíduos guerreiros, em distinção com os agricultores, pescadores e outros.

Conchas:

 representam a riqueza da região nativa dos maoris pois eram utilizadas como moedas de troca.

Arraia Maori


Na cultura Maori, a Arraia simboliza a sabedoria e a proteção; todavia, esse animal aquático também pode simbolizar o perigo, visto que possui um ataque certeiro e fatal com sua cauda composta de um agulhão venenoso. Vale lembrar um adágio popular dos Maoris que alerta: “Sábio é o homem que deixa a arraia em paz”.

Amor Impossível:

A meia lua que envolve um Sol faz analogia do amor impossível, que se dá dentro desse contexto, porque o sol e a lua nunca poderão conviver juntos, por serem de “mundos” opostos. Esse desenho é formada por diversos korus  que significam o recomeço e a persistência. As mandíbulas de tubarão, nas laterais, significam a força para começar e recomeçar a busca pelo amor. O sol representa a luz que traz felicidade.
Sabedoria: 

O desenho que representa a sabedoria na cultura maori  é da arraia, que possui uma postura de locomoção delicada, porém, não deve ser subestimada. O animal, em alguns casos, possui ferrão na ponta do rabo,  que podem levar a óbito o homem. Na cultura Maori, apesar do animal estar associado a sabedoria, tem um ditado que diz que o Maori sábio é o que deixa a arraia em paz.
319956 arraia 300x300 Tatuagem maori: significado, fotos

Renascimento: 


Na cultura Maori, a baleia representa boas vibrações vindas do mar, ou seja, a baleia Koru significa a regeneração, o renascimento. O desenho é muito utilizado por quem quer transmitir uma mensagem de renascer, de algo novo que se renova diariamente. Seja pelo nascimento de uma criança ou por uma experiência nova, a baleia Karu compõem vários desenhos da cultura Maori.
Paciência: 


O Cavalo Marinho representa a paciência e a preservação.  Para os Maori, a paciência fazia parte da estratégia de guerra. O desenho mostrava qual guerreiro se orgulhava da característica, fundamental, para a vitória da tribo. A paciência não significa só saber esperar, mas, saber a hora certa de agir, é fundamental.
Serenidade e felicidade:


 Palmeiras e coqueiros são os desenhos que representam, para a cultura Maori, a serenidade e a felicidade. Eles são associados ao sol. O curioso do coqueiro e da palmeira, é que para os Maoris essas árvores por muitas vezes nascem em solo árido, onde nada mais vingaria, por isso representa a serenidade, a paz, em locais onde o caos é mais comum.

Liberdade:


 A liberdade é representada pelas aves. Na cultura Maori, a escolhida geralmente é a andorinha, que voa de volta para casa todo verão. Os Maori também usam as aves para representar a alma. O ato de voar torna o pássaro independente e livre, como é a alma quando a vida é tomada pela morte, ao menos, é assim que os guerreiros dessa tribo pensavam

Mana: 

Muitas tatuagens Maori possuem a imagem do Mana, que é um ser pensante, que possui um cérebro maior que o conjunto da face. Essa imagem, muito expressiva para os Maori, é como se a imagem captasse a sabedoria do ambiente e transportasse para a pessoa que possui a tatuagem. Ela pode vir acompanhada de outros símbolos.


































































































Um comentário: